Parque Urbano da Cruz do Montalvão, conquista 2º lugar no <a href="https://paysage.it/news/cityscape-award-vincitori-cat-a3-city-landscape/">Concurso Internacional City’Scape Award</a>
O Parque Urbano da Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, da autoria ateliervmdo conquista 2º lugar no Concurso Internacional City’Scape Award (Itália), na categoria “CITY LANDSCAPE: Parks, gardens, green spaces and connection spaces in the dense city”.
O projeto desenvolvido pelo ateliervmdo – arquitectura paisagista, com coordenação da Arquitecta Paisagista Verónica Mota Almeida, e promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, após concurso público de concepção em 2016 com assessoria da Ordem dos Arquitectos. O parque encontra-se aberto desde 31 de maio de 2023.
O prémio integra a Conferência Internacional “City’Scape: City_Energy & Tourism Landscape” e o “CITY‘SCAPE AWARD – Landscape as a strategy on climate change for urban and social resilience”, são organizados anualmente pela PAYSAGE e pela revista internacional TOPSCAPE em colaboração com o CNAPPC – Consiglio Nazionale degli Architetti,Pianificatori, Paesaggisti e Conservatori and the Ordine degli Architetti PPCdi Milano, no âmbito da divulgação e desenvolvimento da arquitectura paisagista.
O City’Scape Award, tem como objectivo refletir sobre o futuro das paisagens urbanas e o papel estratégico das práticas de arquitectura paisagista na cidade, focando-se na resposta aos efeitos do aquecimento global, no papel da vegetação como elemento construtor de espaço, ecossistemas e biodiversidade, e nas necessidades sociais das comunidades.
“O parque da Cruz do Montalvão destaca-se por combinar um conjunto de elementos particularmente importantes na resposta dos das cidades quentes e secas do interior, aos desafios presentes e futuros, nomeadamente o aquecimento global e a necessidade de espaço livres de vivência urbana. O seu desenho combina estratégias de conforto microclimático, dinâmicas de mobilidade, conservação de ecossistemas mediterrânicos e um desenho explicito para a vivências e múltiplos usos, respondendo de forma útil às necessidades das comunidades.”
Fotografia: João Lopes Cardoso ( @joaolopescardosofotografia)
LINKS
Fonte: Espaço Arquitetura