Edifício Arcebispo

Arquitectura: MAAV Studio

Desenvolvimento e construção: Coprocal

Arcebispo

Localização
Ílhavo

Arquitectura
MAAV Studio - Marco Coelho

Desenvolvimento e construção
Coprocal - Aveiro

Fotografia (2025)
João Lopes Cardoso

A intervenção apresenta-se no centro da parte histórica da cidade Ílhavo. Com duas fachadas, uma histórica e uma contemporânea que, se interligam e ao mesmo tempo, respeitam a envolvente, especialmente pela proximidade com fachadas classificadas. A fusão de elementos modernos e tradicionais não apenas assegura uma integração harmónica com o entorno, mas também valoriza a singularidade do edifício, tornando-o um marco na paisagem urbana.

Simultaneamente, o restauro das fachadas das moradias 157 e 159 destaca o cuidado com a preservação da história local, mantendo viva a memória da cidade. O pátio criado no tardoz oferece um espaço de convivência intimista, ao mesmo tempo em que favorece a ligação com a cidade, estabelecendo uma relação de sinergia entre o edifício e o seu contexto imediato. Esta intervenção não só se adapta às exigências da modernidade, mas também honra as raízes e a cultura da cidade.

Esta dualidade entre as duas moradias, anteriormente em ruínas, agora unidas numa habitação multifamiliar, transmite-se para o interior, criando espaços semi-públicos e privados com esta mesma ideia.

Arquiteto Marco Coelho