Rapa das Bestas
Galiza - 2011
Rapa das Bestas
Esta festa é celebrada na primeira semana de julho e tem sua origem no século XV. Seu protagonista é o nobre confronto entre o homem e o cavalo.
Durante a festa, os jovens de Sabucedo e das proximidades (Pontevedra, na região da Galícia) saem para o monte ao amanhecer. Seu objetivo é localizar os cavalos que vivem em liberdade nessas terras, reuni-los no povoado e rapá-los. Ao chegar a noite, todos se juntam para apreciar a comida, a música e o vinho.
A Rapa das bestas de Sabucedo atrai mais visitantes a cada ano devido à espetacularidade da nobre luta entre o homem e as bestas. Os primeiros se dividem em grupos e avançam pelo monte em busca dos cavalos. Quando os encontram, os cercam até encaminhá-los em direção ao povoado. Finalmente, todos são reunidos e começa o corte das crinas. Para isso, dois aloitadores (rapazes que sabem rapar) se colocam na cabeça do animal e um na cauda. Primeiro um dos encarregados da cabeça tenta subir no cavalo enquanto o da parte traseira tenta desequilibrá-lo. Depois, o outro aloitador da cabeça tenta fazer o mesmo e obriga o primeiro a descer. São manobras complicadas com as quais rapam o animal em uma autêntica luta corpo a corpo.
Fonte: Turismo de Espanha